O PISO IDEAL PARA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

                A escolha do piso para indústria farmacêutica deve ser ponderada em princípios fitossanitários, tal como fácil limpeza e higienização. Este conceito está embasado nos critérios de facilidade na assepsia do ambiente e consequentemente no controle de possíveis contaminações cruzadas.

Levando em conta este conceito podemos também considerar que o piso para indústria farmacêutica deveria ter o mínimo possível de juntas e pontos críticos de contaminação, tal como ralos, caneletas e cantos vivos, para tanto um projeto do pavimento deve ser bem dimensionado e para isso a contratação de um projetista especializado é indispensável.

Os revestimentos tipo RAD (revestimento de alto desempenho) da Polipiso são os mais usuais neste segmento de piso para indústria farmacêutica, devido à superfície inexistir porosidade e sua aplicação ser monolítica, ou seja, neste tipo de revestimento não há a necessidade da criação de juntas, apenas é necessário acompanhar a paginação do pavimento, além de existir a possibilidade executiva de criar rodapés boleados em paredes e possíveis interferências construtivas verticalizadas, eliminando assim os cantos vivos.

Outro ponto importante nos revestimentos do tipo RAD é a sua alta resistência química e física, características estas que elevam a vida útil do piso para indústria farmacêutica.

Podemos considerar ainda que dentre os revestimentos RAD existem diversos tipos de sistemas, podendo ser pintura (baixa e alta espessura), multicamadas, argamassado (espatulado) e autonivelante e serem de bases químicas diferentes (epóxi, poliuretano, uretano, etc.), cada qual com sua especificidade e usabilidade.

Com a evolução tecnológica das resinas e dos revestimentos, atualmente podemos encontrar no mercado produtos com ativo antimicrobiano, que ajudam na eficácia e no controle de proliferação de fungos e bactérias, características estas que passam a ser preponderante na escolha do revestimento ideal do piso para indústria farmacêutica.